domingo, 16 de agosto de 2009

Descansar ajuda

Confesso que o título desta postagem parece mais com títulos dos livros de auto-ajuda do Lair Ribeiro (foto). Mas acredite, estou muito longe disso.
Este final de semana me fez pensar muito. O cansaço, a fadiga. O fato é que estamos neste momento, dia de domingo, um dia de descanso e eu deveria, assim como todos, estar profundamente tranquilo e descansado. A verdade é que não estou. Sinto-me cansado e canso-me mais ao pensar que amanhã começa tudo de novo. Não que não tenho prazer no trabalho, muito pelo contrário. Respiro Comunicação, sinto falta quando não leio que seja um pequeno trecho de qualquer coisa do jornal, ou quando não visito portais na internet, ou mesmo quando esqueço meu fone de ouvido do celular para ouvir as rádios de notícias antes de chegar ao labor.

Mas tenho aprendido uma coisa muito importante, que, se eu pudesse, ensinaria a todos: o relaxamento.
Quem nunca ouviu falar em relaxamento? Algumas pessoas, no entanto, não acreditam muito porque não é algo concreto, não se vê, mas se sente. Pior ainda: alguns dizem que é besteira, enquanto falam que sempre se sentem mais cansados, como eu estou, sem nem conseguir melhorar por mais que durma durante o final de semana inteiro. Sem contar que há os que colaboram pra isso. Lair Ribeiro até tenta, mas Rhonda Byrne sim, até hoje, nada em dinheiro com o seu Segredo. Besteiras à parte, o segredo para o descanso é a respiração. O resto é resto.
Tenho descoberto como é bom, nas horas de descanso, desacelerar os batimentos cardíacos, pensar coisas boas, ouvir coisas bonitas, "sair de órbita".

Na internet, achei por acaso o
Portal Comunicação e Comportamento. Vale a pena visitar todos os canais do portal, embora não seja um belo portal com atrativos visuais. O canal Equilíbrio dá toda uma cara Zen ao conteúdo principal. Ao meu ver, é um assunto que deveria ser abordado em todas as fontes de informação sobre comunicação, principalmente pelo desgaste que nossa profissão nos causa. Afinal, a própria Comunicação é cansativa.
É mais que hora de ativarmos a nossa própria comunicação, conosco mesmos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!