terça-feira, 17 de maio de 2011

Hot Shop: o que é? como faz? para quê?

O termo parece nome de loja americana do varejo. Mas Hot Shop na verdade é um modelo de agência criada no final dos anos 90 com uma dinâmica diferenciada das tradicionais agências de propaganda.
Entre algumas diferenças, estabelece-se uma maior aproximação do atendimento com o cliente, tanto como a quebra do modelo rígido de departamentos. Para isso, é necessário que a equipe seja enxuta. Uma das principais missões é reinventar a mídia. Quer um exemplo? Os hot sites (promocionais, com tempo limitado) foram criados pelas hot shops.

Em praças de grandes mercados e investimentos, é comumente observada a contratação de hot shops para a execução de parte de um projeto planejado por outra agência ou pelo departamento de Comunicação da empresa. Geralmente, também, a carteira de clientes é muito bem selecionada. Até mesmo porque um modelo diferenciado precisa de ter processos igualmente diferenciados.

Há que se situar no cenário macro econômico diante de tudo isso.
Devido ao panorama pós crise de 1998, começou a ser possível (e menos caro) realizar atividades que até então se encontravam apenas no exterior. Nos anos seguintes, até hoje, houve e ainda há uma ascenção nas balanças comerciais de algumas empresas-chave para a economia do país, principalmente devido ao fortalecimento do Real no governo Fernando Henrique Cardoso.
Ficou então mais viável investir em marketing, principalmente de entretenimento. A internet também foi fator eminente nesse período de mudanças. Começaram a aparecer eventos aqui e ali... Free Jazz, Skol Beats, Rock In Rio e outros.

Para suprir a demanda e até posicionar segmentos de marcas é que surgiram as agências hot shops, com estrutura de ponta e profissionais especializados em design e web. A criação ficou mais ousada nessas agências, nasceram novas mídias como o celular e a própria internet, redes sociais e gadgets cada vez mais personalíssimos. É evidente, também, que o próprio público alvo das peças criadas por uma hot shop é diferenciado, sendo minuciosamente estudado.

Tudo isso faz parte de uma evolução natural da Comunicação. Numa dessas, pode ser que no futuro a maioria das agências seja hot shops.


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