quarta-feira, 4 de abril de 2012

Instagram no Android = surto coletivo

Ontem o Twitter foi tomado por palavras de desgosto ao Instagram, aplicativo gratuito de compartilhamento de fotos via smartphones. Os usuários do sistema operacional da Apple, o iOS, formaram uma "corrente de ódio" contra os novos usuários do aplicativo: usuários Android.

"R.I.P. Instagram."
"Deram o Instagram aos pobres."

Essas foram apenas algumas das inúmeras frases que pipocaram no site de relacionamentos, que logo ganharam respostas à altura: "O Instagram é um APLICATIVO! O que há de errado com vocês?".

Interessante notar que os usuários do iOS posicionaram a marca e o serviço do Instagram, em suas próprias mentes, em um patamar elevado e perigoso. Consideravam-se únicos por só haver versão para seus aparelhos, e assim, privilegiados.
Com a abertura do aplicativo para o sistema operacional Android, houve uma espécie de perda de status, uma inversão de valores emocionais que, sim, possuem grau evidente na decisão de compras, além, é claro, do efeito normal de banalização.

Se poderíamos assim dizer, a "Orkutização" do Instagram foi um tanto quanto abrupta para seus usuários do ponto de vista comunicacional: houve o anúncio de que o aplicativo sairia para Android, e ontem, exatamente às 15 horas, Kevin Systrom e Mike Krieger, criadores do aplicativo, dispararam os e-mails aos usuários interessados previamente cadastrados no site. Em números, foram mais de 1 milhão de downloads no Google Play, a loja de aplicativos Android, no dia de seu anúncio.

Convido à reflexão: qual o grau de interferência que um aplicativo de smartphone deveria ter sobre nossa mente? Aplicativos que gostamos devem ser tratados com esse carinho todo a ponto de se criar um amor e ódio?

A "nova" Comunicação Digital tem que aprender a lidar com a Massa Digital, igualmente heterogênea, se comportando como maré, com altas e baixas. Enfim, vemos a necessidade de a Comunicação Digital saber se aproximar da mudança de comportamento do público-alvo, criar meios eficazes de mensuração desses comportamentos tão imateriais, já que não se fala em compras e estímulos de venda. Na minha opinião, faltaram formas de identificar o público usuário do aplicativo e manter proximidade com eles. Faltou relacionamento! Faltaram explicações do por quê estarem tornando o aplicativo compativo com a plataforma Android. Faltou sim, comunicação!

O Instagram não errou em disponibilizar o aplicativo para Android. A guerra iOS x Android precisa acabar, antes que vire realmente uma guerra de ódio eterno, que como bem sabemos, não leva a lugar algum.
O fenômeno acontecido ontem não pode ser esquecido. Perguntas devem ser feitas e respondidas rapidamente, ainda mais com a velocidade em que a tecnologia avança!

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