sábado, 14 de março de 2009

Crise? Que crise?

O IBGE às vezes assusta. É com grande desconfiança (do IBGE??!) que recebi a notícia que as vendas do varejo cresceram em janeiro. E cadê a crise?
Bom, a melhor notícia, no entanto, foi que o aumento também é referido ao mesmo mês de 2008, quando, naquela época, as obras do PAC iam de vento em popa.

Não sou analista de economia nem de fenômenos mercadológicos, mas se o IBGE constatou tal crescimento, isso é boa notícia. A leitura que eu faço é que o saldo foi positivo por alguns poucos fatores: o apelo do presidente Lula em rede nacional e o efeito liquidação das lojas.

De acordo com o IBGE, o resultado parcial para produtos de de comunicação:
A atividade de Livros, jornais, revistas e papelaria, obteve a maior variação entre todos os segmentos do varejo (23,9%). Entretanto, em função do seu reduzido peso na estrutura do comércio varejista, exerceu baixa influência no resultado do varejo. A taxa acumulada nos últimos 12 meses foi na ordem de 12,9%. Estes resultados decorrem basicamente da diversificação da linha de produtos da atividade, como por exemplo, a venda de materiais periféricos de informática, além de produtos de entretenimento (CDs e DVDs).

A solução que eu vejo para as empresas para a crise (que é sim real) é continuar anunciando. O retorno sempre vem. Ainda mais porque a falta de comunicação representa uma borracha apagando as marcas.

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