quarta-feira, 22 de abril de 2009

Os 49 anos de Brasília

Uma bela festa pro povão. É uma frase que resume a festança organizada pelo GDF no aniversário de Brasília na Esplanada dos Ministérios. Festa regada a música popular, no sentido literal: Sorriso Maroto, Xuxa, Jota Quest, Jorge e Mateus e Cláudia Leitte.

O problema foi o mesmo de sempre quando se realiza um evento aberto ao público, ao ar livre: a violência. Saldo de 12 pessoas esfaqueadas, roubos, furtos, além do corre-corre no Metro (que foi de graça), mais de 600 mil pessoas e nos ônibus (a 1 real), além do chamado "arrastão". O segundo incidente mais chocante foi pavoroso. Ônibus lotado, todos os passageiros revistados pela PMDF e 3 menores, que anunciaram assalto dentro do ônibus, provocando pavor no motorista e no cobrador, que aliás, ao sair do carro, ainda foi seguido.

Fiquei curioso para saber o que o governador do DF, José Roberto Arruda, iria dizer nos telejornais. Por enquanto só passou no DFTV (jornal local), da TV Globo. Para ele, os incidentes sempre irão acontecer, mas nada tira o brilho da festa. Será?

Os incidentes envolvendo cidadãos, a maioria de baixa renda que reside nas cidades do entorno. O representante do povo no DF diz que tudo faz parte. Mas e quanto aos policiais que agrediram brutalmente um rapaz que já estava imobilizado no chão.
Péssima campanha de comunicação para trazer turistas ao 50º aniversário da capital do Brasil. Além disso, ainda conseguem pagar um cachê absurdo (aproximadamente 800 mil reais) para um cantor desconhecido para que, no carnaval de Salvador, diga palavras encantadoras sobre Brasília...

Ah! O investimento da festa: 10 milhões de reais.
A estrategia para o turismo (além do famigerado trio elétrico na Bahia):

Para atrair turistas de todo o país, uma parceria entre o GDF e as empresas de transporte aérea Gol, Varig e Tam, lançaram uma promoção. Na compra de passagens entre os dias 14 e 28 de abril, a volta sai de graça. A promoção é disponível exclusivamente pela internet, com permanência mínima de três dias na cidade, ida e volta obrigatória.

Outra medida promocional vale também para a rede hoteleira, que lançará diárias em hotéis de luxo a um preço médio de R$ 80.
(Fonte: Jornal da Asa Norte)

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