segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

O triste caso Matrix

Muito longe de entrar na praxe tecnologia, ou o filme Matrix, gostaria de relatar o que acaba de me acontecer: resolvi, assim por acaso, visitar antigos portais que entraram no ar em meados dos anos 90 e tornaram-se épicos.
Os catarinenses sem dúvida ainda lembram da Matrix, dita como a melhor empresa prestadora de serviço de provedor de Internet do estado, com marca já consolidada. Lembram que até os melhores colunistas e as editorias dos maiores (não melhores) jornais publicavam e-mail com o domínio do provedor como seus (uma grande jogada não planejada ou planejada, talvez).
Faço a comparação entre as duas marcas.

Visite o site da Matrix Internet. Modificaram brutalmante a marca. A cor principal, se eu não me engano, era azul escuro com detalhes em amarelo; seu design, sem dúvida, fazia com que a marca se sobreviesse em meio a outras marcas. Bom, ganhou por 2 anos o Top of Mind de Santa Catarina!
A leitura que faço é a da que o posicionamento da Matrix pulou em contra mão, parou no tempo ao tentar inovar. Resolveram retirar o destaque que davam ao M e ao X. Uniformizaram a escrita, inserindo o símbolo de channel, os canais como chamávamos, do IRC (Internet Relay Chat) popularizados até o ano dois mil.

Observou bem?
Qual a primeira coisa que você associa quando olha para o site? Um site do tipo Mercado Livre? Ou uma Mala Direta? Esta é a prova mais clara que Incomunicação é poluição. Bom, tentaram montar um portal que tornou-se obsoleto com a criação do G1, R7 , (infelizes os exemplos devido a reprodução quase fiél de um a outro) e outros que utilizam a tecnologia web 2.0.
E não para por aí. Leia no site Ivox (especializado em opiniões populares) como a opinião popular ainda é importante?

Como seria possível a transformação de um império chamado Matrix Internet, de um grupo ainda mais imperial que não me recordo o nome (Amauri? Amaral?), cair, perder mercado após tentar expandir para todo o Brasil e após lançar-se em Miami? Onde, afinal, foi o erro da Matrix Internet?
Planejamento para o orçamento? Pressa na expansão de mercado? Falhas de criação? Problemas culturais da empresa que permite a "intromissão" de algum parente do presidente/dono nos trabalhos publicitários, falecimento de algum membro da diretoria? A falta de lobby e/ou representantes em órgãos de estudos da Internet?
O portal é abarrotado de anúncios, o que transparece um desespero por dinheiro. Remete diretamente a pagamentos de contas atrasadas e dívidas pesadas.

Fui assinante da Matrix Internet por três anos e lamento que a empresa, que tinha tudo pra se tornar uma Google da vida, esteja tão apagada no mercado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!