sábado, 6 de fevereiro de 2010

Planejar, planejar, planejar!

Na arrumação da casa hoje, encontrei uma revista de dezembro/janeiro, que trouxe, na capa, chamada principal sobre planejamento para 2010. Confesso que dei uma olhadela na revista, mas não cheguei a ler por falta de tempo - infelizmente não gozei de férias no período das festas de fim de ano, como a maioria dos brasilienses e cadangos funcionários públicos.
Pois bem. Trata-se da revista N Respostas, publicação bimenstral da N Produções , responsável, inclusive, por diversos eventos para as áreas de Administração e Comunicação estratégica.

O assunto Planejamento é uma pauta que não deve morrer, nunca. Na vida ou no trabalho, sem planejamento fica realmente mais difícil fazer acontecer o que se almeja. Embora a publicação tenha aproveitado o assunto para a virada do ano, é necessário relembrar que o planejamento deve ser frequente; não apenas na virada de um ano, mas quinzenal, trimestral, semestral ou quantas vezes for necessário dependendo da área de atuação da empresa.
E quando falo em Planejamento, é bom levar a ideia do pensar no curto, médio e longo prazo. Produto, marca e até a nossa vida funciona desta forma.



Trago aqui 5 passos que a revista anteriormente citada levanta em um pequeno infográfico na sua página 11, da mais nobre importância:


1. IDENTIFIQUE O SEU MELHOR MERCADO
Não se trata de (re)posicionamento de marca ou produto. Perceba: i-den-ti-fi-que. O caminho inverso é a segmentação de mercado. Mas não estou falando sobre isso.
Sabemos que o mercado GLS tem tomado uma potência assustadora em poder de compra atualmente. Já pensou nesse nicho de mercado como um profissional da área deve pensar? Nas grandes cidade, e posso citar Brasília, a quantidade de homossexuais é responsável por grande parte do giro financeiro de produtos e serviços da região.

2. MAPEIE A CONCORRÊNCIA
Sempre! Não ignore o fato do seu concorrente abrir "a lojinha da esquina aos domingos" - que me perdoem os politicamente corretos, mas todo mundo trata a concorrência desta forma.
Por que as vendas da marca concorrente sofre menos oscilação em um período de 6 meses do que a sua? Saiba tudo sobre a concorrência.
E mais. Nunca caia na besteira de dizer que você não tem concorrência. Todo mundo tem concorrentes, diretos e/ou indiretos.

3. CRIE METAS
As metas nada mais é que um passo anterior ao objetivo. Não vá querendo alcançar os objetivos em uma semana de trabalho. Oportuno lembrar que para o alcance das metas (e objetivos), deve-se por em prática ações que de fato direcione para tal fim.

4. FORTALEÇA O ESPÍRITO DE EQUIPE
A comunicação interna de uma empresa pode até não atingir a excelência, mas deve funcionar de forma substancial para o bom andamento do planejamento.

5. COLOQUE TODO O PLANEJAMENTO NO PAPEL
Nada melhor que anotações. Quem trabalha com eventos sabe da importância de um check list . Resumindo em uma palavra: organização.

Nem pense em levar isso como um guia. Não existe guia para planejar. É estudo mesmo e uma pitada de ousadia e bom senso.

Um comentário:

  1. Planejamento sempre é útil! Em tudo em nossa vida, e principalmente para os profissionais de Comunicação! Quer coisa mais feia do que a improvisação?!

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