sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

2011 vem aí!

Final de ano movimenta cidades, empresas e pessoas. É interessante observar essas movimentações que chegam a ser "sociais". As cidades recebem mais pessoas, as empresas planejam novos horizontes e oportunidades e as pessoas recebem visitas!

Mas a também o outro lado. Há cidades "abandonadas" por seus agentes políticos, empresas sem a menor sensibilidade com os stakeholders e pessoas que não se importam com os parentes que viajam apenas para ficar junto com os familiares.

É uma época interessante para analisar os blogs corporativos. A Locaweb, alvo de retaliações após um incidente virtual, traz em seu blog, na atualização do dia 30 de dezembro, qualquer desejos para seus clientes, mas sim, a capa da revista que acaba de chegar às bancas. E o McDonalds americano? Veja aqui se eles se importam com os seus desejos e sonhos para o próximo ano.

Aqui em Brasília, a moda sãos os blogs de quadra, onde pelo menos 36 moradores ficam sabendo das novidades da quadra e até de seu bloco. Alguns, infelizmente, há muito tempo abandonados, como é o caso deste (409 e 410 Norte).
este, na Asa Norte, também, atualizado com maior frequência, que guarda um caso curioso e bastante estranho. Este blog, do contrário da maioria dos blogs de quadra, desatualizados e abandonados, é atualmente vítima de uma empresa que fez por vontade própria, uma cópia de conteúdo do blog, redirecionado para um domínio ".com.br" as postagens, fotos e tudo o mais. Estranho, não? Pois é.
A empresa é "famosa" na Internet, e parece não ter escrúpulos para ganhar mercado, e o mais absurdo, prometendo "gasto zero". Essa ainda não deve saber o que é "investimento".

A falta de ética e a fome por exposição de imagem própria infelizmente não é dom exclusivo de um segmento da sociedade. Acontece com políticos, empresários e pessoas.
Estamos no século XXI, onde nossas premissas sociais estruturadas necessitam ser repensadas, reavaliadas, da mesma forma que ao início de uma gestão empresarial responsável financeiramente. O caminho não é atropelar outros ou praticar a indiferença, como na barbárie, mas tentar crescer juntos, buscar parcerias.
Esta mentalidade infelizmente é pouco praticada na Política de Comunicação das empresas, que não conversam, que não agem por um bem comum. Gestão participativa? Não sabem que bicho é esse e quando sabem, tremem de medo. Uma dica: tente adaptar sua Cultura. Mas desculpe, não devem saber o que é isso, nem como gerenciá-la.

Mas que este tipo de prática se torne apenas algo ultrapassado no ano que irá começar.

Que nossos objetivos sejam alcançados sem trapaças e caras amarradas em 2011. Que saibamos conversar, planejar, participar, conquistar com ética e moral sem praticar o lobby descarado. Não é mais necessário dizer que os fins justificam os meios, como Maquiavel, para chegar onde queremos. Que sejamos mais francos e abertos. O meu muito obrigado aos que me acompanham, aos seguidores do blog e aos colegas de profissão, jornalistas, publicitários e relações públicas.

Um ótimo 2011 para todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!