sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Bem-vindo ao mundo de... Marlboro?!

Mesmo que você nunca tenha fumado, é muito provável que você já tenha ao menos ouvido falar dos cowboys do Marlboro. Homens do campo vestidos como peões boadeiros, desfilando trejeitos de um típico caipira americano no melhor estilo Velho Oeste e sempre fumando cigarros de filtro vermelho.
Foi essa a ideia que a Philip Morris aprovou.

Leo Burnett em pessoa foi o grande responsável pela criação do "mundo de Marlboro". Isso em 1960. A associação da marca com cowboys iniciou-se, pasmem, 1954. Pasmem mais: o Marlboro apareceu no mercado em 1924, 30 anos antes, sendo uma mulher a garota-propaganda (e em foto, nada de desenhos...
Boa herança para uma memória institucional, não é? Todavia, não vejo memória institucional útil quando se trata de uma empresa fabricantes de cigarros.

clique na imagem para ampliar.


O assunto instigou minha curiosidade quando me deparei com a matéria The Men Of Marlboro, publicado na revista American Cowboy, bimestre Outubro/Novembro, disponível gratuitamente (a matéria) no aplicativo Zinio.
Vale a pena conferir, até, que a Harley Davidson já produziu um filme com um dos "homens de Marlboro", enquanto outros cowboys faleceram ao longo do tempo, justamente por causa da imagem enganosa e misteriosa da marca de cigarros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!