sexta-feira, 24 de julho de 2009

Fedeu? Mediatraining já!

Uma importante empresa faz obras para aumento de espaço em seu estabelecimento aqui em Brasília. Durante um dia relativamente tranquilo de trabalho, um operário sofre um acidente e morre. Há desespero na assessoria de imprensa - que aliás, é constituída de pessoas extremamente experientes: e agora? O que fazer? Abafar o caso?

Comentaram o assunto comigo e logo respondi o que seria mais correto. Relacionamento com a imprensa é sempre complicado! É inacreditável a quantidade de pessoas despreparadas e até líderes dispostos a dar entrevistas; simplesmente há muita gente que não sabe se comportar diante de uma entrevista, sem nem saber o que dizer, seja em qualquer meio de comunicação.

Quando um fato envolve morte, há duas possibilidades de se lidar com a imprensa: ou abafamos o caso e concentramos esforços para que o acontecido não se espalhe, ou então somos transparentes e falamos prontamente com a imprensa explicando o ocorrido de forma mais plausível possível, e de preferência, sem rodeios. Abafar escândalos só é bom ao Paulo Maluf, e se envolver propinas, pior ainda. Mas ser transparente e claro pode salvar o seu emprego e salvar a imagem da companhia. Bem aquela máxima: se leva séculos para conseguir se posicionar na mente do consumidor e cinco segundos para pôr tudo a perder.
Pelo menos ouviram minha sugestão. Está no obituário do Correio Braziliense de hoje.

Saber disso é de grande valia. Caso aconteça com a sua empresa, é bom que alguém saiba.

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