quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Redes sociais na Internet

Muito já se falou e se fala até hoje das Redes Sociais. O teórico Alvin Toffler previu o acontecimento em seu livro "A Terceira Onda" (leitura obrigatória a todos os estudantes de Comunicação). Hoje já é possível até consultar pesquisas de fontes confiabilíssimas e infográficos didáticos sobre o tema.

Há quem diga que no Brasil e no exterior, tudo começou com o Orkut no início dos anos 2.000. Ledo engano. Os não tão antigos e até atuais fóruns (de assuntos específicos ou não) podem ser também considerados redes sociais do final dos anos 90, embora inicialmente visto como passatempo infantil. Pra se ter ideia da seriedade da coisa, o Ibope lançou em maio deste ano ferramenta capaz de monitorar as redes sociais (leia aqui). E quando se fala nessas redes, não se refere apenas ao Orkut. Temos aí o Twitter, Facebook, Last.fm, Via6, Fotolog, Flickr, YouTube, Videolog, entre outros que surgem da noite para o dia, como o nacional e específico Direito.com.br. Pode se considerar também os próprios blogs que se modernizaram para que haja maior interação entre os leitores. E é aí que não se pode esquecer de Pierre Lévy, filósofo estudioso sobre a interação da Internet e a sociedade.

Mais uma vez, repito insistentemente, uma atenção maior ao aproveitamento da verba de Comunicação para as novas mídias, em especial para as redes sociais. Foi-se o tempo em que a melhor pesquisa era a feita com a sua diarista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!