segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Elizabethtown e o fracasso

Durante nossa vida, ficamos diante de situações em que somos obrigados a lidar com as nossas idéias que julgamos ser as revolucionárias, prestes a mudar o mundo, ou pelo menos que possam mudar alguns valores que governam o mundo. Da mesma forma, nos deparamos com situações em que corremos todo o risco (necessário); situações em que abrimos mãos de várias outras coisas. É também, assim, com idéias que vendemos após extraordinária pesquisa, achando que tudo está correto e que não nos esquecemos de nada. Mas de repente, a coisa não sai conforme o planejado, nem perto do que era esperado. Temos aí, o fracasso.

A todos, recomendo um filme que vi no último final de semana (de carnaval?!) chamado Elizabethtown, ou, em português, Tudo Acontece em Elizabethtown, com o Orlando Bloom e a Kirsten Dunst. É um filme "antigo", de 2005 que narra a história de um designer de calçados que tem à frente o fiasco de seu projeto. Quase 1 bilhão de dólares investidos no projeto de um calçado promissor é jogado no lixo; motivo de piada em todo o país. Em uma reunião com o proprietário da grande empresa, nosso colega é intimidado a assumir na mídia que os erros foram todos dele, limpando o nome da fábrica.
Veja o trailer:



A forma como o filme aborda todo o fantasma do fracasso é o que verdadeiramente deve ser consumido. Não se trata do fracasso de um executivo com seu trabalho apenas, mas também do desespero de outras pessoas ao ver seus próximos tomando o próprio tempo em arriscar em coisas que se duvida que se deva buscar, o tal do feeling.
Deveria ser assistido por todos os colaboradores, líderes, gerentes e diretores de qualquer empresa. Todos.

Apesar de parecer um filme Sessão da Tarde bobo, a mensagem essencial é: Gaste apenas 5 minutos encarando seu fracasso. Respire bem fundo e continue, sem pensar um minuto a mais sobre o assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!