sexta-feira, 5 de junho de 2009

Vamos à França?

Complicadíssima a situação em que a Air France se vê empurrando as costas no sentido da força da gravidade. Lidar com fatalidades não é nada fácil. É a hora da Comunicação funcionar; e funcionar não basta. Precisa ser eficaz e rápida.
Logo depois do acidente fatal do vôo 447, que fazia a rota Rio - Paris, o site da companhia aérea abriu um espaço com informações em inglês, como releases, eventos de memória às vítimas com traduções para o português. A comunicação da Air France parece funcionar. O que ajuda é o fato de não se ver pressão mínima por parte dos familiares sobre a companhia, partindo-se da premissa que se trata de uma fatalidade e não falha técnica.
Segue o segundo release da Air France

Paris, 01 June 2009 - 11:31 local time

Português

A Air France lamenta informar o desaparecimento do voo AF 447 que efetuava a ligação entre Rio de Janeiro e Paris-Charles de Gaulle, chegada prevista às 11h10 (hora local), acaba de anunciar o Diretor Geral da Air France, Pierre-Henri Gourgeon.

A aeronave, do tipo Airbus A330-200, matrícula F-GZCP, deixou o Rio dia 31 de maio às 19h03 (hora local).

A aeronave atravessou uma zona de tempestade com fortes turbulências às 2 horas da manhã (horário TU) - 23 horas horário do Brasil. Uma mensagem automática foi recebida às 2h14 da manhã (horário TU = 23h14 horário do Brasil) indicando uma pane do circuito elétrico numa zona afastada da costa.

O conjunto dos controles aéreos civis brasileiro, africano, espanhol e francês tentaram em vão estabelecer contato com o voo AF 447. O controle aéreo militar francês tentou detectar o avião, sem sucesso.

216 passageiros estão a bordo : 126 homens, 82 mulheres, 7 crianças e um bebê.

A tripulação é composta por 12 pessoas : 3 tripulantes técnicos e 9 comissários.

O comandante tem 11 mil horas de voo e já tinha efetuado 1700 horas no Airbus A330/A340.

Os dois co-pilotos possuem: um 3000 horas de voo, sendo 800 horas em Airbus A330/A340 e o outro 6600, sendo 2 600 em Airbus A330/A340.

A aeronave é equipada de motores General Electric CF6-80E.

O avião tem um total de 18 870 heures de voo e começou a operar em 18 de abril de 2005.

A última visita de manutenção em hangar foi feita em 16 de abril de 2009.

A Air France divide a emoção e a inquietação das famílias envolvidas. Os familiares serão recebidos num local especialmente reservado no aeroporto de Paris Charles de Gaulle 2 assim como no do Galeão.

Um toll free está disponível :

0800 881 2020 para o Brasil

0800 800 812 para a França,

e + 33 1 57 02 10 55 para outros países

NB : Solicitamos aos jornalistas que NÃO liguem para este número, reservado às famílias

Mesmo assim, é complicado perder um ente querido e não se ter vestígio algum da pessoa. É o pior tipo de morte.

Bom, agora, é impressionante a falta de sensibilidade dos responsáveis por materiais publicitários pelo menos aqui, na região do DF. Vejamos bem:
Todos sabemos que este ano é comemorativo da França no Brasil. Para festejar, algumas redes de supermercados (bem conhecidas nacionalmente) lançaram promoções que como prêmio, tem-se viagens à França. Por exemplo: a cada R$ 25 reais de compras no Carrefour, você concorre a passagens para conhecer a França. Estão na onda o Extra e o Pão de Açúcar. Em outro setor, o Park Shopping também estava na crista da onda, com um "preço" mais salgado: a cada R$ 400 em compras, um cupom.
Até aí tudo bem, nada contra.


Mas após o acidente do vôo da Air France meio que pegou mal fazer este tipo específico de propaganda. Ainda falta o mínimo de bom senso não só das agências (que possuem um
link direto com os meios de comunicação), mas também dos anunciantes para reformular as promoções. Hmmm... estive visitando o site Viva França, do grupo Pão de Açúcar e parece que reformularam a promoção sim. Sortearão carros Renault. Agora só falta mesmo cancelar as veiculações das viagens na televisão. Afinal, existem várias formas de celebrar o ano da França no Brasil e/ou vice-versa dando prêmios.

Enquanto a Comunicação francesa parece dar show, a brasileira ainda patina, infelizmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!