segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Sua reputação vale ouro... nas redes sociais

Não é de hoje que temos ferramentas importantes de interação social na Internet (acho que já falei -e bastante sobre isso aqui). Todo mundo sabe disso. Empresas se beneficiam disso, é claro. Seja monitorando usuários ou mantendo um contato próximo, antes impossível de se manter, ou, no mínimo, muito mais complicado.

Há, também, empresas que buscam talentos nos lugares mais imprevisíveis. É o trabalho dos head-hunters e profissionais da área de Gestão de Pessoas, que ficam tão conectados quanto os profissionais de Comunicação. Em entrevista ao Emprego e Carreira, Ana Paula Lima, gerente de Social Media na Odiseo, dá-nos alguns dados importantes que qualquer usuário de rede social deveria levar em conta. Segue:

  • 80% responderam que avaliam as redes de interesse que o candidato pertence. Se participa de grupos de discussão, associações de classe e publica conteúdos relacionados à sua área de atuação.
  • O voluntariado chama a atenção de 66% dos recrutadores.
  • 78% não veem com bons olhos referências a drogas nos perfis do candidato.
  • 63% não avaliam bem candidatos que falam muito sobre sexo.
  • Erros de ortografia e gramática também não ficam de fora dessa avaliação para 54% dos entrevistados.
  • 20% das empresas contratantes reportaram redução no tempo de contratação.
  • 31% disseram que buscar talentos nas redes sociais aumentam as referências sobre os candidatos.
Agora imagina uma empresa (de origem familiar, como a maioria das empresas brasileiras) que só agora está abrindo suas fronteiras para o compartilhamento virtual. Só agora criou uma conta no Facebook e no Twitter, e ainda está pensando em criar um perfil no Google+. Reflita: Qual seria a reação do chefe, imediato ou superior, ao se deparar com suas ofensas ao time de futebol rival, ou que foi à balada e "pirou o cabeção", ou ainda com a lavação de roupa suja com a namorada? Aposto que não seria das melhores.

Portanto, amigo(a), saiba: sua vida inteira não precisa ser compartilhada, principalmente se você está atrás de emprego e além disso, saiba o português. Aliás, essa é a melhor prática de marketing pessoal, estando empregado ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!