segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Ufa! Cá estamos. Bom estar por aqui!

Criei este blog não por status ou porque a "nova moda" é ter um blog corporativo, mas pela necessidade (mais uma que criamos, céus!) de manter uma documentação de registro, em forma de opinião profissional sobre informações assuntos referentes à comunicação empresarial.

Sabemos que o blog corporativo não é o carro chefe da comunicação de uma empresa em meio a outras tantas "facilidades comunicacionais" que todos nós temos, inatas ou empíricas. Sabemos sim que este meio de comunicação possui grandes resultados como ação de comunicação voltado para o público interno ou públicos muito segmentados.
Reconheço que durante muito tempo fantasiei como seria a parte funcional de um blog corporativo.
Afinal, no início dos anos 2000, quando eu ainda estava nos princípios e descobertas da faculdade, comentava-se sobre uma "ferramenta de mídia" que estava começando a virar febre em grandes empresas: o tal do blog corporativo. E assim eu pensava: "como um blog, sendo ferramenta pessoal (e já teve a sua fase "domésticada", por tantos adolescentes) pode ajudar uma empresa no seu budget, que é bem mais "complexo" do que garotos com espinhas no rosto?"
Podemos pensar que os dois são complexos! Claro, pois possuem vida própria!

O mais interessante disso tudo é que, hoje, o blog corporativo tem uma nova característica: continua sendo um meio de comunicação (de fácil e rápida publicação e acesso); ora voltado ao público homogêneo (aos stakeholders, ou ao cliente final, ou à gerência, enfim...); possui a mesma forma estrutural (sem entrar na questão de linguagens de programação) de sempre; mas com conteúdos que fogem, ligeiramente, da essência (e razão de ser) da empresa.
Exemplo: É perfeitamente possível que uma fabricante de tempero de alimentos comece a publicar um blog com receitas de seus compradores.

E aqui fomos nós!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu recado!